Uma pergunta muito comum entre quem sofre com varizes é se existe uma época ideal para tratá-las, e a resposta é SIM!

Pois é, existe sim, e essa época é o inverno!

E tratar tanto varizes como “vasinhos”, que são aquelas veias mais finas avermelhadas ou azuladas que, também, preocupam as mulheres.

E a explicação é simples, pois alguns tratamentos necessitam de pontos ou até costumam deixar hematomas nas pernas, além de tornar a exposição ao sol proibida por, no mínimo, 30 dias.

Avaliação

Primeiramente, antes de dar início a qualquer tratamento, é preciso passar por uma uma avaliação clínica. Muitas vezes, embora só os vasinhos estejam visíveis, podem haver micro varizes e varizes que também precisam ser tratadas.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), cerca de cinco mulheres são acometidas por varizes, enquanto dois homens passam pelo problema.

Sintomas das varizes

Os sintomas mais comuns de quem sofre com varizes é sensação de peso ou cansaço nas pernas, podendo ser acompanhado por inchaço, dores e desconforto, embora o quadro de insuficiência venosa crônica seja composto por uma série de diferentes sinais e sintomas, dependendo da gravidade do problema.

Quando a veia é considerada doente

É preciso ter em mente que uma veia apenas por ser visível não quer dizer que ela seja varicosa, assim como,  a presença de vasinhos não significa obrigatoriamente doença.

Causas das varizes

Pacientes com histórico familiar de varizes têm maior predisposição a desenvolvê-las, por isso, devem procurar o mais cedo possível orientação para preveni-las.

Sobrepeso e sedentarismo são consideradas causas importantes a serem combatidas.

É preciso entender que a estrutura vascular de cada pessoa tem capacidade de suportar uma sobrecarga determinada pelo seu peso ideal, adquirindo sintomas de descompensação quando aumenta de peso.

Vale considerar praticar atividades físicas, de baixo e médio impacto, para melhorar a drenagem venosa, que é favorecida pelos músculos tonificados.

Também é preciso considerar os hormônios femininos, que favorecem a incidência das varizes, e o uso de contraceptivos, desde oral, injetável, adesivo, anel vaginal, pode propiciar ainda mais o desenvolvimento em pacientes predispostas.

A gestação também facilita o surgimento das varizes pois,  além do aumento dos hormônios há o aumento natural do peso e a compressão das veias pelo útero.

Como prevenir varizes e vasinhos

Uma ótima maneira de prevenir e tratar as varizes é fazendo uso de alguns cremes, e o varigold é um dos melhores do mercado, o bom dele é que ele é bem barato, se você quer saber, recomendo que veja varigold preço para saber todos os detalhes.

– Evite ganhar peso, adotando uma alimentação equilibrada;

– Evite usar salto alto diariamente, pois atrapalham a circulação do sangue;

–Consulte um médico, antes de começar um tratamento com pílula anticoncepcional,;

– Não fique o dia inteiro na mesma posição, procure se mexer, levantar, andar, estimulando a circulação sanguínea;

– Procure, todos os dias,  deitar um pouco com as pernas elevadas, para favorecer o retorno venoso;

– Não fume, o cigarro é prejudicial a sua saúde e facilita o surgimento das varizes;

– Use meias elásticas, elas são muito eficientes para amenizar os sintomas, porém, só com orientação médica.

– Só trate as varizes com o acompanhamento de um cirurgião vascular.