Sem dúvidas, quando uma criança nasce, traz com ela muito amor e os papais passarão a viver diariamente um amor incondicional e muito forte. No entanto, é normal se sentir um pouquinho perdido logo no começo, afinal, são muitas as novidades.
O fato é que cuidar de um bebê recém-nascido não é fácil, afinal, são muitas necessidades específicas que ele possui.
No entanto, para tornar tudo mais prático e fácil, nada melhor do que conhecer essas necessidades para saber como agir e se programar para fazer tudo o que deve ser feito.
Então, vamos conhecer um pouco mais sobre esse assunto:
Principais necessidades do recém-nascido
O bebê recém-nascido, diferentemente de uma criança maiorzinha, não sabe como fazer para expressar as suas vontades, sendo completamente dependente dos seus pais.
No entanto, suas principais necessidades incluem alimentação, sono e interação.
Para que essa convivência inicial seja mais fácil, a dica é que a mamãe se adapte ao ritmo do bebê, por exemplo, aproveite para dormir durante a soneca dele.
Lembre-se ainda que o bebê está aprendendo a confiar no mundo e que, assim como é tudo novo para você, é tudo novo para ele também e que, tal como os adultos, os bebês também têm seus gostos e temperamentos.
Se lembre também que ele precisa comer de forma regular durante as 24 horas do dia. Veja outras dicas importantes:
- Os bebês recém-nascidos ainda não sabem brincar, mas eles gostam de explorar o mundo do seu jeito, que é olhando ouvindo e sentindo
- Converse com o bebê sempre quando ele estiver alerta. Lembre-se que ele conhece as vozes desde o útero e se sente reconfortado com elas.
- Saiba que os recém nascidos enxergam apenas a 20 ou 25 centímetros de distância. Então, fique perto dele quando quiser que ele lhe veja e quando for conversar com ele. O mesmo vale para quando for cantar e ninar ele.
Uma babá eletrônica é super importante nesse momento, e você pode acessar o site da amakha e ver vários modelos de babás eletrônicas e escolher a que deseja.
Cuidados com o sono do bebê
A dica nesse caso, é que o berço tenha apenas um colchão firme, lençóis limpos e mais nada. Isso mesmo, sem bichinhos de pelúcia, travesseiros extras, protetores de berço ou muitas cobertinhas.
Além disso, sempre coloque-o para dormir de bruços, a fim de evita a temida síndrome da morte súbita.
Lembre-se também que ter uma babá eletrônica pode ser uma excelente alternativa para vigiar as sonecas do bebê sem ter que abrir mão do seu tempo, então, aposte nesse acessório.